O Instituto Guttmacher, em parceria com o Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA), acabam de lançar um Fact Sheet que apresenta os principais resultados e recomendações do estudo “Barreiras e Facilitadores do Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva por Adolescentes e Jovens na Província de Nampula, Moçambique”.
O documento resulta de uma investigação qualitativa realizada no âmbito do projecto “Despertai para a Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos”, que está a ser implementado em três distritos da província de Nampula: cidade de Nampula, Nacala Porto e Mecubúri. O projecto tem como principal objetivo promover o acesso e o pleno gozo dos direitos de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres jovens entre 10 e 24 anos.
O estudo, que sustenta o Fact Sheet, teve como objectivos:
· Compreender as barreiras e os fatores que facilitam o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva (SSR) entre adolescentes e jovens adultos vulneráveis e marginalizados, com idades entre os 15 e os 24 anos;
· Compreender o impacto das normas sociais na utilização ou não-utilização desses serviços pelas populações-alvo;
· Recolher as experiências de mulheres jovens que se identificam como lésbicas e bissexuais na procura por cuidados de saúde.
Além de identificar os principais desafios enfrentados por adolescentes e jovens como barreiras socioculturais, falta de informação adequada e limitações na oferta de serviços, o documento aponta oportunidades e estratégias para melhorar a cobertura e qualidade dos serviços de saúde sexual e reprodutiva, promovendo práticas mais inclusivas e eficazes na província de Nampula. O Fact Sheet está disponível em Português e em Inglês.