O que é CEPSA?

O CEPSA, Centro de Pesquisa em População e Saúde, é uma associação sem fins lucrativos, criado em Setembro de 2011, para promover o bem-estar dos Moçambicanos através da realização de pesquisa relevante para formulação e implementação de políticas e programas de população e saúde pública e apresentação de resultados de pesquisa em material facilmente consumível pelos fazedores de políticas (policy makers).

​O CEPSA constitui desta forma, uma plataforma contínua que se estende o empoderamento comunitário nas zonas rurais e urbanas ao estabelecimento dum recurso independente de advocacia, pesquisa, monitoria e avaliação de questões de saúde e desenvolvimento num contexto cada vez mais dinâmico de crescimento da população.

Porquê o CEPSA?

Em Moçambique a maioria das organizações nacionais da Sociedade Civil caracterizam-se por manifestar um ou mais dos seguintes aspectos:

  • i) Pouco enfoque em pesquisa;
  • ii) Fraca tradução para implicações práticas dos resultados da pouca pesquisa feita, sobretudo no que concerne à ligação entre estudos da população e pesquisa sobre saúde;
  • iii) Insuficiente orientação da sua actividade para processos de monitoria e melhoria dos serviços de saúde pública. Paradoxalmente, existem
  • iv) Várias organizações vocacionadas à implementação de programas de saúde e ao desenvolvimento de actividades em benefício das comunidades;
  • e v) Apenas algumas instituições públicas e privadas que realizam pesquisa na área da saúde. Ainda assim, a ligação entre estas instituições de pesquisa e os fazedores de políticas, no sentido de os resultados de pesquisa serem a base para a formulação e implementação de políticas e programas é muito deficiente. Isto leva a que algumas decisões importantes sejam baseadas em impressões subjectivas, sem o suporte de evidências de pesquisa. Frequentemente, algumas decisões importantes com implicações na saúde pública são tomadas tendo como base os estudos pouco atentos ao contexto sócio-económico e cultural do país.

Desta forma, o CEPSA surge como uma plataforma para, por um lado, fazer uma investigação de padrão internacional e relevante para a formulação de políticas e programas para a saúde num ambiente caracterizado por intensas reformas e, por outro, traduzir os resultados da pesquisa para a saúde em material facilmente consumível pelos fazedores de políticas e pelos membros activos da comunidade, servindo deste modo, como uma ponte entre a investigação e a formulação e implementação de políticas públicas robustas e de programas sociais e de saúde.

Visão

Ser um centro de excelência na produção de conhecimento científico aplicado ao melhoramento das políticas de saúde e bem-estar da população.

Valores

O CEPSA preza pelos seguintes valores: Excelência, transparência e ética, Independência, Igualdade de direitos e de género, Inovação.

Missão

Construir capacidades e empoderar comunidades para a promoção do direito à saúde através de acções combinadas de pesquisa, advocacia, monitoria e avaliação.

Objectivos Estratégicos

Desenvolver acções de pesquisa em população e saúde, de forma a salientar a ligação entre os dois aspectos, ao mesmo tempo que são transferidas capacidades ao objecto de estudo;

Contribuir para que as intervenções implementadas na comunidade consolidem a capacidade das comunidades locais em assumir o controlo e a direcção dessas intervenções com o intuito de proteger e promover a sua própria saúde;

Fortalecer a capacidade de as comunidades e organizações civis de legitimamente estar envolvidas, acompanhar e validar o progresso e o efeito das intervenções públicas.

Plano Estratégico do CEPSA 2012-2016

Strategic Plan CEPSA- 2012-2016 (Inglês)

Financiamento

Os fundos iniciais foram disponibilizados pela Fundação MASC para suportar uma parte do plano estratégico do CEPSA para o período 2012-2016.

Powered by keepvid themefull earn money