Pesquisadores Permanentes


Carlos Arnaldo
PhD

Carlos Arnaldo

(Director)

Carlos Arnaldo é Demógrafo com mais de 20 anos de experiência de ensino e investigação em questões de população e saúde. É Doutorado em Demografia, mestrado em Estudos Populacionais e licenciado em Geografia. A sua pesquisa tem abrangido questões de população, sobretudo aqueles relacionados com análise e estimativas demográficas, determinantes próximos da fecundidade, Fecundidade, saúde reprodutiva, nupcialidade e planeamento familiar e tem estado envolvido em vários projectos de investigação na área do HIV e SIDA em Moçambique desde 2003. É membro do Grupo Técnico Multissectorial de Combate ao HIV e SIDA em Moçambique desde 2003 e foi assessor técnico do Projecto POLICY na área do HIV e SIDA entre 2004 e 2009. A sua capacidade de pesquisa e domínio de métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa em questões de população e saúde reprodutiva bem como a experiência no grupo técnico Multissectorial de combate ao HIV, onde aplicou seus conhecimentos demográficos para questões de saúde (epidemia do HIV), nas estimativas e apresentação dessas estimativas de forma acessível para os policy makers serão fundamentais para a prossecução dos objectivos do CEPSA. Arnaldo também tem larga experiência na gestão da pesquisa adquirida quando exerceu funções de coordenador de vários projectos de pesquisa, unidades de pesquisa bem como nas direcções da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e Centro de Estudos Africanos, na Universidade Eduardo Mondlane.

Boaventura Cau
PhD

Boaventura Cau

(Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Capacidades)

Boaventura M. Cau é doutorado em sociologia (demografia e saúde), mestrado em estudos de terras e agrários e licenciado em geografia. Com participação em pesquisas nas áreas urbanas e rurais desde 1999, nos últimos 10 anos, tem estado engajado na investigação de vários assuntos ligados à saúde da população, incluindo a mortalidade, o HIV e SIDA, a migração, a saúde reprodutiva e a influência geográfica sobre a saúde. Possui uma larga experiência de desenho de projectos de pesquisa, recolha e análise de dados, utilizando metodologia qualitativa e quantitativa. A sua participação em pesquisas resultou na publicação de vários capítulos e artigos em livros e revistas científicas.

Milton Sengo
Lic.

Milton Afonso Sengo

(Assistente de Pesquisa)

Milton Afonso Sengo, técnico médio em Topografia pelo Instituto de Formação em Administração de Terras e Cartografia (INFATEC) e Licenciado em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane desde 2015. Possui experiência em gestão e ordenamento de território, actividades de campo relacionados com recolha e processamento de informação geográfica, condução de entrevistas. Já trabalhou como monitor na Universidade Eduardo Mondlane entre 2013 a 2015 e realizou estágios profissionais no Conselho Municipal da Cidade de Maputo em 2008 e no Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA) em 2014. Sengo possui muito interesse em Sistemas de Informação Geográfica aplicadas à Análise da Acessibilidade aos Serviços de Saúde, uso dos SIG na Análise de Precipitação Extrema e aplicação do SIG para estudos populacionais. Actualmente trabalha como Assistente de Pesquisa no CEPSA.

Estêvão Manhice
Lic.

Estêvão Manhice

(Assistente de Pesquisa)

Estêvão Artur Manhice é licenciado em Antropologia e Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Eduardo Mondlane. Possui experiência em estudos qualitativos, no auxílio ao processo de desenvolvimento de ferramentas de estudo, co-organização e co-formação de equipas de pesquisa, coordenação e supervisão de actividades de campo, identificação e mapeamento de potenciais participantes dos estudos e condução de entrevistas. Já participou no processo de recolha de dados e como e consultor independente em estudos qualitativos para área de saúde em organizações não governamentais baseadas no país e no estrangeiro.

Milton Langa
Lic.

Milton João Langa

(Assistente de comunicação e imagem)

Milton Langa é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Trabalhou como repórter-estagiário em alguns órgãos de comunicação social, e conta com alguma experiência em trabalhos nas Organizações Não Governamentais.
Em 2014 foi analista de conteúdo em pesquisas na área de comunicação, no Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

Powered by keepvid themefull earn money