Pesquisadores Associados


Baltazar II
PhD

Baltazar Chilundo

(Coordenador de Empoderamento da Comunidade e Advocacia)

Baltazar Chilundo é Doutorado com especialidade em Saúde Pública e Licenciatura em Medicina. Tem experiência de mais de 10 anos no ensino e prática de Sistemas de Saúde e Saúde Comunitária de países de baixa renda com enfoque na Monitoria & Avaliação (M&A), Planificação, Gestão de Informação de Saúde (SIS) e Pesquisa Operacional. Nos últimos 5 anos tem se concentrado em programas relacionados com o HIV e SIDA e Malária. As suas qualificações podem ser sumarizadas do seguinte modo: (i) Excelente conhecimento do funcionamento e desafios do sector de Saúde Pública de Moçambique e de países vizinhos; (ii) Proficiente no desenvolvimento e implementação de planificação, M&A (incluindo o uso do marco lógico, grelha de resultados e Gestão Baseada em Resultados) – ferramentas chave nos sistemas de saúde e programas de saúde, incluindo o foco na capacitação de decisores, gestores e especialistas em gestão de dados de saúde e de avaliação; (iii) Domínio no uso de ambos métodos qualitativos e quantitativos na colheita, análise e apresentação de dados/informação, no contexto de M&A, SIS e pesquisa operacional e/ou académica; (iv) Proficiência sólida na advocacia, desenho e implementação de gestão de sistemas (de informação) de saúde, da comunidade aos níveis de provisão e de gestão dos serviços nacionais de saúde; e (v) Profundo domínio das técnicas do ensino ao adulto e jovem, desde o desenho à aplicação dos materiais de ensino-aprendizagem.

Humberto Muquingue
PhD

Humberto Muquingue

(Coordenador de Monitoria e Avaliação)

Humberto Muquingue é especialista em Saúde Pública pela Ordem dos Médicos de Moçambique, doutorado em saúde pública, mestrado em ciências e licenciado em Medicina. Tem conhecimento excelente da operação e dos desafios do sector público de saúde em Moçambique e nos países vizinhos (Malawi, Botswana, Tanzânia), com foco em capacitação institucional, planificação, monitoria e avaliação e sistemas de informação de saúde. Nestes países apoiou programas dos ministérios de saúde e universidades públicas no fortalecimento de sistemas de saúde e realizou capacitação de equipas técnicas. Adicionalmente, tem capacidade demonstrada na advocacia, desenvolvimento e implementação de processos e ferramentas em sistemas e programas de saúde pública e em programas de acção social e da mulher, com foco em aspectos transversais como género, HIV/SIDA, participação comunitária e vulnerabilidade. É hábil no uso de abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa.

Ricardo Chavier
Lic

Ricardo Xavier

(Pesquisador Associado)

Ricardo Xavier, Licenciado em Direito, com 7 anos de experiência nas áreas de Legislação e Saúde Pública, laboral e de desenvolvimento de politicas e programas do HIV e SIDA para o Local de Trabalho. Como técnico do Policy Project e do Health Policy Initiative, coordenou a área da integração dos programas de políticas do HIV e SIDA para o Local de trabalho. É membro do Grupo Técnico Multissectorial de Combate ao HIV/SIDA em Moçambique desde 2004 e da Ordem do Advogados desde 2007. O CEPSA tem a sua capacidade acrescida na produção de evidências através da pesquisa, informação chave para a formulação e implementação de políticas de saúde baseadas nos reais problemas da população para a melhoria da saúde da população, nomeadamente: na pesquisa e elaboração de instrumentos para assegurar a divulgação do quadro legal e normativo existente e garantir a implementação da politica de saúde no país com ênfase para o local de trabalho e na comunidade. Identificar instrumentos legais para reforma do sistema de saúde e melhoria das políticas ora em vigor.

Paulo Covele
MSc

Paulo Covele

(Pesquisador Associado)

Paulo Covele é geógrafo com especialização em Gestão de informação Geográfica, possui 11 anos de experiência profissional em ensino, projectos de investigação e treinamento em áreas de desenho da base de dados, mapeamento, análise e gestão de dados espaciais relacionados com aspectos naturais e sócio económicos. Possui uma larga experiência na produção de Atlas, tendo produzido 2 atlas: Durante os anos de 2010 e 2011 Paulo Covele coordenou a produção de 2 Atlas: 1 Atlas para a Preparação e Resposta á desastres na bacia do Zambeze, em coordenação com a FewsNet, USAID e Departamento de Geografia da UEM e 1 atlas de Indicadores sociais de Moçambique, em coordenação com o Banco Mundial.

Paulo Arnaldo
MSc

Paulo Arnaldo

(Pesquisador Associado)

Paulo Arnaldo, graduado em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia Celular e Molecular. Actualmente pesquisador do Instituto Nacional de Saúde, com cinco anos de experiência na investigação em saúde, com ênfase em doenças infecciosas, incluindo a realização de ensaios clínicos, como membro do CEPSA, a organização terá a sua capacidade acrescida na produção de evidências através da pesquisa, informação chave para a formulação e implementação de políticas de saúde baseadas nos reais problemas da população para a melhoria da saúde da população, nomeadamente: pesquisa e capacitação sobre para a identificação dos determinantes de saúde e a prevenção dos principais problemas de saúde em Moçambique como a malária, HIV/SIDA e desnutrição.

Inês Raimundo
PhD

Inês Raimundo

(Pesquisadora Associada)

Inês Raimundo é doutorada em Migrações Forçadas e Geografia Humana. Tem uma larga experiência de investigação (mais de 16 anos), trabalhando em equipas multidisciplinares dentro e fora de Moçambique. Destaca-se o trabalho com investigadores dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Brasil, Portugal, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos da América. Tem vasta experiência em metodologia de investigação qualitativa, indispensável para a compreensão dos comportamentos reprodutivos da população e os papéis sociais que cada indivíduo, ou membro de uma comunidade. A experiência de investigação no Centro de Análise de Políticas da Universidade Eduardo Mondlane coloca-a em uma posição confortável para o desenho de políticas na área de População e Saúde.

Ramos Muanamoha
PhD

Ramos Muanamoha

(Pesquisador Associado)

Ramos Muanamoha é doutorado em Estudos de População pela Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul), Mestre em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e Licenciado em Geografia pela Universidade Martin-Luther Halle Wittenberg (Alemanha). Tem longa experiência na investigação, docência e consultoria nas áreas de Geografia Humana, Demografia e População, em particular no que se refere aos processos de colecta, processamento e análise de dados demográficos e sócio-económicos, com recurso aos métodos quantitativos e qualitativos. A sua experiência, que data desde 1988, inclui supervisão e participação em vários programas de pesquisa sobre a dinâmica demográfica e desafios de desenvolvimento sócio-económico em Moçambique. O seu interesse especial está voltado para estudos sobre a mobilidade espacial da população (em particular as migrações internas e internacionais) e sua relação com o desenvolvimento social e económico das comunidades locais de partida e de chegada, num contexto de expansão da pandemia do HIV e SIDA.

Powered by keepvid themefull earn money