Conselho de Direcção


Carlos Arnaldo
Director

Carlos Arnaldo

(Director)​

Carlos Arnaldo é Demógrafo com mais de 20 anos de experiência de ensino e investigação em questões de população e saúde. É Doutorado em Demografia, mestrado em Estudos Populacionais e licenciado em Geografia. A sua pesquisa tem abrangido questões de população, sobretudo aqueles relacionados com análise e estimativas demográficas, determinantes próximos da fecundidade, Fecundidade, saúde reprodutiva, nupcialidade e planeamento familiar e tem estado envolvido em vários projectos de investigação na área do HIV e SIDA em Moçambique desde 2003. É membro do Grupo Técnico Multissectorial de Combate ao HIV e SIDA em Moçambique desde 2003 e foi assessor técnico do Projecto POLICY na área do HIV e SIDA entre 2004 e 2009. A sua capacidade de pesquisa e domínio de métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa em questões de população e saúde reprodutiva bem como a experiência no grupo técnico Multissectorial de combate ao HIV, onde aplicou seus conhecimentos demográficos para questões de saúde (epidemia do HIV), nas estimativas e apresentação dessas estimativas de forma acessível para os policy makers serão fundamentais para a prossecução dos objectivos do CEPSA. Arnaldo também tem larga experiência na gestão da pesquisa adquirida quando exerceu funções de coordenador de vários projectos de pesquisa, unidades de pesquisa bem como nas direcções da Faculdade de Letras e Ciências Sociais e Centro de Estudos Africanos, na Universidade Eduardo Mondlane.

Baltazar II
Coordenador da Área de Empoderamento da Comunidade e Advocacia

Baltazar Chilundo

(Coordenador de Empoderamento da Comunidade e Advocacia)

Baltazar Chilundo é Doutorado com especialidade em Saúde Pública e Licenciatura em Medicina. Tem experiência de mais de 10 anos no ensino e prática de Sistemas de Saúde e Saúde Comunitária de países de baixa renda com enfoque na Monitoria & Avaliação (M&A), Planificação, Gestão de Informação de Saúde (SIS) e Pesquisa Operacional. Nos últimos 5 anos tem se concentrado em programas relacionados com o HIV e SIDA e Malária. As suas qualificações podem ser sumarizadas do seguinte modo: (i) Excelente conhecimento do funcionamento e desafios do sector de Saúde Pública de Moçambique e de países vizinhos; (ii) Proficiente no desenvolvimento e implementação de planificação, M&A (incluindo o uso do marco lógico, grelha de resultados e Gestão Baseada em Resultados) – ferramentas chave nos sistemas de saúde e programas de saúde, incluindo o foco na capacitação de decisores, gestores e especialistas em gestão de dados de saúde e de avaliação; (iii) Domínio no uso de ambos métodos qualitativos e quantitativos na colheita, análise e apresentação de dados/informação, no contexto de M&A, SIS e pesquisa operacional e/ou académica; (iv) Proficiência sólida na advocacia, desenho e implementação de gestão de sistemas (de informação) de saúde, da comunidade aos níveis de provisão e de gestão dos serviços nacionais de saúde; e (v) Profundo domínio das técnicas do ensino ao adulto e jovem, desde o desenho à aplicação dos materiais de ensino-aprendizagem.

Boaventura Cau
Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Capacidades

Boaventura Cau

(Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Capacidades)

Boaventura M. Cau é doutorado em sociologia (demografia e saúde), mestrado em estudos de terras e agrários e licenciado em geografia. Com participação em pesquisas nas áreas urbanas e rurais desde 1999, nos últimos 10 anos, tem estado engajado na investigação de vários assuntos ligados à saúde da população, incluindo a mortalidade, o HIV e SIDA, a migração, a saúde reprodutiva e a influência geográfica sobre a saúde. Possui uma larga experiência de desenho de projectos de pesquisa, recolha e análise de dados, utilizando metodologia qualitativa e quantitativa. A sua participação em pesquisas resultou na publicação de vários capítulos e artigos em livros e revistas científicas.

Humberto Muquingue
Coordenador da Área de Monitoria e Avaliação

Humberto Muquingue

(Coordenador de Monitoria e Avaliação)

Humberto Muquingue é especialista em Saúde Pública pela Ordem dos Médicos de Moçambique, doutorado em saúde pública, mestrado em ciências e licenciado em Medicina. Tem conhecimento excelente da operação e dos desafios do sector público de saúde em Moçambique e nos países vizinhos (Malawi, Botswana, Tanzânia), com foco em capacitação institucional, planificação, monitoria e avaliação e sistemas de informação de saúde. Nestes países apoiou programas dos ministérios de saúde e universidades públicas no fortalecimento de sistemas de saúde e realizou capacitação de equipas técnicas. Adicionalmente, tem capacidade demonstrada na advocacia, desenvolvimento e implementação de processos e ferramentas em sistemas e programas de saúde pública e em programas de acção social e da mulher, com foco em aspectos transversais como género, HIV/SIDA, participação comunitária e vulnerabilidade. É hábil no uso de abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa.

Powered by keepvid themefull earn money