CEPSA realiza a recolha de dados Piloto do Projecto FAMELO

O Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA) realizou a recolha de dados referente à fase piloto do Projecto FAMELO, sobre o Contexto da Migração Familiar e suas Consequências Para Crianças e Adolescente. A recolha de dados decorreu na província de Gaza, distrito de Chibuto, de 08 a 15 de Maio de 2017 e compreendeu duas áreas de estudo a urbana e rural, onde foram escolhidos os Bairros de Chimundo e Malehice.

Este estudo enquadra-se num projecto de cinco anos (2015-2020), que envolve investigadores do CEPSA e um grupo de pesquisadores de várias instituições dos Estados Unidos de América (Universidade Estadual de Arizona, a Universidade Estadual de Ohio, a Universidade de Kansas, a Universidade de Michigan e a Universidade Estadual de Pensilvânia).

O programa global desta pesquisa é composto por três projectos inter-relacionados, que avaliam o papel da migração nas crianças e adolescentes, nas comunidades de origem. Este programa tem como propósito, perceber até que ponto as migrações podem influenciar no desenvolvimento e formação de ambientes familiares, desde a infância até a transição para a vida adulta em três contextos diferentes, México, Nepal e Moçambique.