CEPSA participa no seminário sobre casamentos prematuros na província de Gaza

O Centro de Pesquisa em População e Saúde (CEPSA) participou no “Seminário Provincial sobre Prevenção e Combate aos Casamentos Prematuros: Diálogo de Homem para Homem”, que teve lugar na cidade de Xai-Xai, província de Gaza.

Na sua apresentação, o director do CEPSA, Carlos Arnaldo, abordou a problemática dos casamentos prematuros naquela província, suportada pelo estudo, “Casamentos Prematuros em Moçambique: que Distritos Estão Mais Afectados?”, realizado pelo Centro Pesquisa em População e Saúde. Este estudo apresenta dados desagregados sobre a prevalência distrital dos casamentos prematuros em Moaçambique.

Sengundo Carlos Arnaldo, embora a situação seja crítica na região Norte do país, essa prática não deixa de ser um problema no Sul, pois este fenómeno continua a expor as jovens mulheres a vários riscos com consequências negativas na sua saúde e no seu desenvolvimento social.

Na província de Gaza, os distritos que apresentam maior prevalência de casamentos prematuros são Chibuto, Chicualacuala, Mabalane, Massangena, Chigubo, Chókwe e Guijá. No seminário, realizado nos dias 4 e 5 de Maio de 2017, também participaram outras organizações da sociedade civil, governo da provincia de gaza e parlamantares, que reitararam o compromisso do CEPSA no combate aos casamentos prematuros.